Em Destaque

As 4 Principais Razões Porque Pode Usar Cinta Pós-Parto

Usar ou não usar cinta pós-parto (também chamada de cinta modeladora), é uma das grandes questões de qualquer grávida.

E as respostas são inúmeras e todas diferentes. Há quem defenda a utilização com unhas e dentes, há quem diga que não é necessário e que até pode atrasar a recuperação, há quem diga que só se deve usar se teve parto por cesariana, etc.

Ou seja, é muto fácil ficar extremamente confusa e não fazer idéia do que fazer.

Para a ajudar a decidir, em 1º lugar é importante falar com o seu médico e saber a sua opinião.

Mas para a ajudar ainda mais, dizemos-lhe neste artigo as 5 principais razões porque pode usar cinta pós-parto. E dizemos "pode" e não "deve", pois acreditamos que não é obrigatório o uso e cada mulher é diferente.

Portanto, leia estas razões e esperamos que este artigo ajude a que possa tomar a sua decisão.


1. Ajuda a reorganizar os orgãos internos

Mutios médicos recomendam o uso da cinta pós-parto pois ajuda a reorganizar os orgãos da mulher, principalmente depois duma cesariana.

Ajuda também a diminuir o inchaço e ajuda a dar mais segurança à mulher para se movimentar, conduzir, ou fazer exercício.

E também ajuda a evitar aquela sensação não muito agradável de se ter os orgãos internos a "nadar lá dentro".

No entanto, não é recomendável que se use muito apertada ou o tempo todo.





2. Suporte lombar

Tal como na gravidez, o uso da cinta no pós-parto também ajuda a dar apoio lombar, principalmente se a mulher ficar com a chamada "barriga de avental" depois duma cesariana, ou ter ganho bastante peso na gravidez.

Ajuda nas tarefas diárias com o bebé, nas tarefas da casa ou quando fizer exercício, até fortalecer a musculatura lombar.


3. Suporte Abdominal

Tal como o suporte lombar, a cinta também ajuda a suportar os músculos abdominais que podem ter ficado mais enfraquecidos durante a gravidez.

Isto é especialmente importante depois duma cesariana e se o músculo abdominal foi cortado, pois a recuperação será mais lenta que num parto normal.

Mas e novamente, não é recomendado o uso da cinta para este fim o tempo todo ou muito apertada, pois a musculatura abdominal também terá de fazer algum esforço para voltar ao normal.


4. Suporte Emocional

Grande parte das mulehres que usam cinta pós-parto não o fazem por questões físicas mas sim por questões emocionais, e muitas vezes isto não é referido em lado nenhum.

O choque de ver o corpo muito diferente depois duma gravidez e parto pode ter um impacto emocional muito grande na mulher, principalmente no 1º mês juntamente com o chamado "baby blues".

Assim, a cinta pode proporcionar algum "conforto" emocional e psicológico, de se sentir mais segura e mais firmeza na região abdominal, e também que está ativamente a fazer algo para recuperar a forma (mesmo quando os abdominais e exercício intenso não são permitidos).

Comentários