Em Destaque

O que é Diástase (Separação) Abdominal?


Origem da palavra "Diastasis": Grego, significa separação

Infelizmente não é tema comum na consulta de Obtetrícia e muitas mulheres não têm conhecimento que depois duma gravidez podem ficar com uma separação abdominal que dependendo da largura, pode demorar poucos meses para regressar à antiga forma, ou nunca mais regressar.

A diástase abdominal acontece quando o lado direito e o lado esquerdo dos músculos abdominais afastam-se no meio (na chamada linea negra) durante a gravidez. Isto acontece devido ao útero fazer pressão contra a parede abdominal em conjunção com as hormonas libertadas na gravidez, que amolecem os tecidos.

Uma separação de mais de 2cms (2 dedos) é considerada problemática. Esta separação pdoe acontecer em qualquer altura do último trimestre da gravidez mas só é identificada mais tarde quando o bebé nasceu e a gordura abdominal diminuiu. Uma pequena separação abdominal acontece em todas as gravidezes e é normal e esperada.

Parece abdominal norma
Parede abdominal com separação

      











Uma separação abdominal maior que 2cms acontece em cerca de 30% das gravidezes. 

Para algumas mulheres a separação abdominal regressa ao normal de forma espontãnea, noutros casos isso não acontece e pode causar problemas como forte dores lombares. 

Uma mulher que tenha tido uma grande separação abdominal numa gravidez pode vir a ter uma separação ainda maior nas gravidezes seguidas.

As mulheres que têm maior probabilidade de ter separação abdominal são as que têm pouco tónus muscular abdominal antes da gravidez, grávida de gémeos, mulheres que têm uma grande curvatura lombar e mulheres de pequena estatura. 

No entanto, pode acontecer a qualquer mulher e muitas vezes é simplesmente a forma como o corpo responde a uma gravidez.


Como saber se tem diástase abdominal?
  1. Deite-se no chão com os joelhos dobrados e as solas dos pés no chão.
  2. coloque uma mãe atrás da cabeça e a outra mão no abdómen, com os dedos a apontar para baixo acima do umbigo.
  3. Com a parede adbominal relaxada, pressione gentilmente os dedos no abdómen.
  4. Levante a parte de cima do corpo do chão "como se estivesse a fazer abdominais".
  5. Role os dedos para o lado direito e esquerdo, sentindo ambos os lados dos músculos abdominais e verifique se existe uma separação (se os seus dedos "afundam" no meio). Poderá também pedir a outra pessoa que coloque os dedos para verificar.
Nas primeiras semanas após o parto é normal verificar-se um afastamento abdominal, portanto deverá esperar pelo menos 2 a 3 meses para fazer a verificação. Se notar um afastamento de mais de 2cm deverá consultar o seu médico.


Comentários

Enviar um comentário