Em Destaque

Amamentar ajuda a perder peso?

Ouvimos dizer muitas vezes que amamentar ajuda a perder peso, então porque é que existem mamãs que acabam a não perder ou até a ganhar peso enquanto amamentam?

Enquanto estamos grávidas o nosso corpo automaticamente armazena camadas de gordura para que tenhamos gordura suficiente para iniciar e manter o processo de amamentação. 

Depois de ter o bebé se se tem uma alimentação equilibrada e variada, a amamentação pode efectivamente ajudar a perder o peso acumulado na gravidez sem comprometermos a nossa saúde ou a alimentação do bebé, pois naturalmente queimamos mais calorias devido à produção de leite materno cada vez que amamentamos.

Fazer exercício também pode ajudar a queimar calorias, no entanto as mulheres que amamentam e exageram na quantidade de exercício ou comem pouco, podem perder peso mas estão também a libertar altos níveis de toxinas para o leite materno.

Então o que devo fazer se estou a amamentar e quero perder peso?

Primeiro devemos perceber que acabámos de ser mamãs e se demorámos 9 meses a acumular o peso a mais que temos agora, não será em 2 semanas que o vamos perder (nem é saudável pensar assim). Temos de ter paciència e ir com calma.

O melhor é traçar um plano específico e pessoal. Se se puder consultar um nutricionista especialista em pós-parto óptimo, caso contrário será aconselhável seguir estes passos:
  • O pós-parto e a amamentação não é a melhor altura para dietas drásticas. O corpo ainda está a recuperar da gravidez e do parto (demora mais no caso duma cesariana).
  • Opte por uma alimentação rica em vegetais, proteínas e limite os hidratos de carbono, principalmente tudo o que é "branco", opte pela versão integral.
  • Evite comer "fast food", doces e alimentos processados durante esta fase, ou pelo menos coma muito esporadicamente. amamentar pode aumentar muito o apetite, e o truque aqui é utilizar as reservas de gordura para a produção do leite materno. Se ingerir alimentos hiper-calóricos o seu corpo não necessita de queimar as reservas e não as perderá, podendo até ganhar peso extra.
  • Beba muitos líquidos: amamentar faz aumentar a sede, procure beber bastante água.
  • Geralmente só poderemos voltar a fazer exercício físico depois da luz verde do obstetra na consulta pós-parto, no entanto pode-se optar por fazer umas caminhadas diárias.
  • Mesmo quando se pode retomar o exercício físico, procure actividades que não deixem esgotada nem que sejam de longa duração, para que se mantenha a qualidade do leite.
Se houver um "segredo" para perder peso enquanto se amamenta, o segredo seria efectivamente "comer de forma saudável". Assim o organismo poderá utilizar de forma efectiva as reservas de gordura para a produção do leite.



Comentários