Em Destaque

Exercício depois duma cesariana




Uma cesariana (seja por opção ou não) é considerada uma cirurgia de grande porte, pois 7 camadas de tecido são cortados para se chegar ao útero e retirar o bebé.

Ao contrário dum parto normal, a recuperação é mais lenta e depende de mulher para mulher.

As primeiras 6 semanas depois duma cesariana são extremamente importantes para o processo de recuperação e não deverá ser feito nenhum exercício extenuante nem levantar pesos, por mais que queiramos ser uma mamãe sarada.


O ideal é o obstetra dar luz verde para se poder iniciar um programa de exercícios e principalmente abdominais, mas há alguns exercícios que poderá fazer assim que se sentir melhor e evitar (ou fazer regredir) a chamada "barriga de avental":

Contrair os abdominais

Sempre que se lembrar, contraia os abdominais para dentro e segure por alguns segundos. Repita as vezes que quiser ao longo do dia.

Depois de meses grávida este simples exercício irá ajudar os abdominais a recuperarem e a exercitarem-se sem no entanto comprometer a sua recuperação, assim como ajudar a suportar melhor as costas.

Quando contrair os abdominais visualize e concentre-se nos da parte de baixo do umbigo. São estes músculos que ficam moles na gravidez os responsáveis pela chamada "barriga de avental" e os que queremos que recuperem a tonicidade.


Caminhadas

A passo regular e curtas de início caminhar é um excelente exercício que pode fazer assim que se sentir capaz e uma óptima oportunidade de dar um passeio com o seu rebento. 

Comece com 10min. e vá aumentando consoante se sentir mais capaz.

Ginástica Pós-Parto

Existem várias associações que têm ginástica pós-parto, específica para quem acabou de ser mamã. Focam-se essencialmente no treino pélvico e na recuperação pós-gravidez. Onde se inscrever informe que teve parto por cesariana.

Depois da luz verde

Depois do seu médico lhe dar o ok para iniciar a prática de exercício físico, isso não quer dizer que já pode ir para uma aula de spinning de 2h. Deverá começar com calma e devagar, ouvindo o seu corpo.

Duas actividades óptimas que poderá conjugar é o exercício cardio que inclui corrida, natação, bicicleta, entre outros. 

O exercício cardio irá ajudá-la a queimar gordura e a perder peso, assim como a trabalhar o seu coração e pulmões. Comece com 10 ou 15min. e vá aumentando gradualmente. 

Caso esteja a amamentar, tenha cuidado com a intensidade e duração dos exercícios para não prejudicar a produção de leite materno.

Outro exercício aconselhado é a musculação. 

Treinar com pesos irá  ajudá-la a tonificar os músculos, ganhar força e resistência e a queimar gordura (mais massa muscular = maior queima de gordura).


Abdominais

É aconselhável esperar alguns meses até recomeçar os exercícios localizados nos abdominais. Vá experimentando e veja como se sente e até onde pode ir. 

Em caso de dor pare imediatamente. Mas aprenda a diferenciar dor de "sensação de músculo a queimar". Esta sensação é normal e indicadora de que o exercício está a fazer efeito.

Antes de iniciar um programa de abdominais procure ver se tem a chamada diástase abdominal, porque caso tenha uma separação de mais de 2cm pode ser contraproducente fazer exercícios abdominais (isto também vale para quem teve parto normal).

Quando fizer abdominais, efectue de diferentes tipos, para a parte de cima e para a parte de baixo da barriga. 

Não espere no entanto que os abdominais lhe diminuam a barriga. 

Podem sim tonificá-la e levantá-la, mas só o exercício cardio e uma alimentação correcta lhe irão queimar o excesso de gordura acumulada na zona.




Comentários

  1. Eu fiz uma cesariana, mais foi de uma gestação ectopia,tive que tirar o bebê com 6 semanas, a minha recuperação é mais rápida devido a isso ou é igual a todas?

    ResponderEliminar
  2. Andreane, o seu médico será a melhor pessoa para lhe responder a essa questão, mas no entanto poderei dizer que tendo sido também uma cirurgia, deverá ter o tempo necessário de recuperação.

    ResponderEliminar
  3. Fiz uma cesária tive complicacoes de uma infecção pós parto e tiveram que abrir tudo de novo e achei que a cirurgia ficou funda. Tem como inverter esse quadro com exercícios?

    ResponderEliminar
  4. Fiz uma cesariana, minha recuperação está sendo Boa sem complicação, minha cicatriz está bem sequinha, estou com três meses, gostaria de saber se já posso praticar algum tipo de atividade fisica?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário